O que devo fazer para me aposentar?

O que eu tenho que fazer para se aposentar? Qual documentação eu preciso? Quando vou começar a cobrar a pensão? Estas são questões comuns que surgem à medida que a data de aposentadoria se aproxima, então, se você atingiu a idade de 64 anos, essa informação pode interessar você. Para se qualificar para aposentadoria (ordinário, sem aviso prévio ou parcial), alguns requisitos são necessários.

Em primeiro lugar, ter atingido a idade de 65 anos e ter contribuído quinze anos para a Segurança Social (SS) ou o que é o mesmo 5,475 dias. A empresa deve ser notificada de que o referido procedimento é iniciado para que ele comunique ao SS a descarga um dia antes de o requerente se tornar pensionista.

Para começar a cobrar a pensão a partir do dia em que a cessação do trabalho atinge a idade da reforma, é necessário realizar os procedimentos e apresentar o pedido com três meses de antecedência, tabela inss ou três meses após a cessação ocorrer do trabalho. Se não for possível nesse período, os efeitos econômicos da pensão ocorrerão com uma retroatividade máxima de três meses a partir da data do pedido.

Cálculo do financiamento

Se você quiser fazer um cálculo da pensão a que você terá direito, é importante que você tenha em mãos a documentação relacionada à vida profissional. Você pode obter sua história de bases de contribuição pessoalmente nas administrações do Tesouro Geral da Segurança Social ou através da Internet, na sede eletrônica. Um programa de auto-cálculo da pensão também está disponível na sede eletrônica para você baixar e inserir os dados.

INSS

Alternativamente, é possível solicitar nos Centros de Serviços do Instituto Nacional de Segurança Social para um pré-cálculo da sua pensão sempre permanecendo três meses ou menos da data que você quer se aposentar.

A pensão é calculada de forma regulamentar, resultado da divisão de 210 bases de contribuição dos últimos quinze anos trabalhados. A base regulatória é aplicada uma porcentagem: se tiver sido 35 anos trabalhado e citado corresponde a 100% dessa base; A percentagem vai para 50%, se você apenas listou 15 anos.

Procedimentos para fazer aposentadoria

Para iniciar o processo, você deve primeiro ir ao endereço web do Instituto Nacional de Segurança Social para baixar o modelo de aplicativo necessário para começar a processar a aposentadoria.

Nesta forma a documentação necessária para formalizar o processo, que é principalmente uma fotocópia do bilhete de identidade, livro de família (para os casos que devem provar a existência de um cônjuge dependente e acesso para complementar mínimo especificado e aumentar o montante de uma baixa pensão); e um número de conta corrente para inserir os pagamentos mensais da pensão – se você se inscrever para a aposentadoria normal. No caso de solicitar uma aposentadoria parcial ou antecipada, é necessária uma série de acreditações especificadas nas últimas páginas do formulário.

Uma vez que o pedido foi concluído, ele deve ser entregue a qualquer um dos serviços de segurança social e centros de informações do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). No caso dos trabalhadores marítimos, eles deveriam ir aos escritórios provinciais do Instituto de Marinha Social (ISM).