Avaliação completa sobre o Orlistat – Benefícios e Efeitos Colaterais

O Orlistat funciona interferindo na forma como a gordura é digerida e absorvida no corpo. Os médicos têm diretrizes sobre quando o orlistat pode ser prescrito. Você também pode comprar orlistat de farmácias, mas certas condições se aplicam, detalhadas abaixo. Se você tomar orlistat, possivelmente pode interferir na absorção de algumas vitaminas, você deve tomar um suplemento multivitamínico na hora de dormir.

Informe ao seu médico ou farmacêutico se tomar outros medicamentos, pois o orlistat pode interferir na absorção de alguns medicamentos.

O que é Orlistat?

Orlistat é um medicamento que pode ajudá-lo a perder peso se você é obeso ou com excesso de peso. Funciona bloqueando produtos químicos (enzimas) em seu intestino que digerem gordura. Quase um terço da gordura que você come é bloqueado pelo orlistat. A gordura não digerida não é absorvida em seu corpo e é desmantelada com as fezes. A dose normal é de uma cápsula – 120 mg, três vezes ao dia com cada refeição. No entanto, você não precisa tomar o Orlistat se não há gordura na refeição.

Orlistat emagrece

Orlistat é o único medicamento disponível para prescrever que ajuda na perda de peso. Outros medicamentos como a sibutramina e rimonabant  que antes eram muito utilizados para ajudar com perda de peso já não estão disponíveis devido a preocupações com a segurança.

Como Saber se Estar Acima do Peso ou Obeso?

Você é obeso ou com excesso de peso se estiver com excesso de gordura corporal. Como adulto, uma maneira de descobrir se você está com excesso de peso ou obesidade, e se a sua saúde pode estar em risco, é calculando seu índice de massa corporal (IMC).

O IMC é usado para estimar o quanto seu corpo é composto de gordura, e se o peso está colocando sua saúde em risco. É uma medida do seu peso relacionado à sua altura. O IMC pode não ser uma medida precisa para pessoas que são muito musculosas, porque o músculo pesa mais do que a gordura. Nessas pessoas, um IMC elevado pode não significar necessariamente que eles têm muita gordura em seu corpo.

Seu médico normalmente calculará seu IMC e usará esse número, bem como outros fatores, para decidir se você deve receber uma receita do orlistat.

Cálculo do seu IMC

Seu IMC é calculado dividindo seu peso (em quilogramas) pelo quadrado de sua altura (em metros). Então, por exemplo:

Se você pesa 70 kg e tem 1.55 metros de altura, seu IMC é 70 / (1.55 x 1.55), que é 29.
Se você pesa 85 kg e tem 1,7 metros de altura, seu IMC é 85 / (1,70 x 1,70), o que é 29.

O IMC normal e saudável é de 18,5 a 24,9 kg / m 2 . Em geral, quanto maior o IMC a partir de 25, mais com excesso de peso ou obesidade é, e maior o risco para sua saúde. Se você está com excesso de peso, os riscos para a sua saúde podem ser muito elevados. Outra maneira de descobrir se você está com excesso de peso ou obesidade é medir sua circunferência da cintura.

Como Emagrecer com Orlistat?

Para perder peso, a melhor chance de sucesso a longo prazo é comer uma dieta saudável e, se for possível, exercitar-se regularmente. Para perder peso, você precisa usar mais energia (calorias) do que você come.

Existe apenas um papel limitado para os medicamentos para ajudar com a perda de peso. Orlistat é um medicamento que às vezes é recomendado. No entanto, não é uma “droga maravilhosa”. Ele só ajuda parcialmente e você ainda precisa fazer mudanças de estilo de vida para melhorar sua dieta, comer menos e aumentar seus níveis de atividade física para perder peso.

Como o Orlistat Funciona?

O Orlistat emagrece impedindo que uma parte da gordura que você come seja absorvida (apenas abaixo de um terço). Mas, se você não tiver uma dieta saudável para redução de peso, e você come mais gordura (chocolates, bolos, etc.), a gordura extra que você come irá cancelar facilmente o efeito do orlistat.

Uma razão pela qual o orlistat pode não funcionar é que você pode pensar que pode relaxar sua dieta e o orlistat irá “fazer tudo”. Isso não é verdade. Para perder peso você ainda precisa comer menos e fazer exercícios regularmente.

Quando usar Orlistat?

Orlistat não é usado em todos que querem perder peso. É apenas recomendado em pessoas sobre um determinado IMC. Para um médico prescrever orlistat, eles também precisam ter certeza de que você tentou mudar sua dieta e aumentar seus níveis de atividade física primeiro.

Espera-se que os médicos usem as seguintes diretrizes quando prescrevem orlistat:

Seu IMC:
Deve ter 30 ou mais; ou
Deve ser 28 ou acima, e você tem uma condição médica que se beneficiaria com a perda de peso (como diabetes ou pressão alta).
Você deve perder pelo menos 5% do seu peso em três meses a partir do orlistat inicial; caso contrário, o tratamento deve ser interrompido.

Como Comprar Orlistat

O Orlistat está disponível sob receita (120 mg) e a baixa dose de orlistat (60 mg) também está disponível para comprar em farmácias. Para comprar o Orlistat:

Seu IMC deve ser 28 ou superior.
Você deve ter mais de 18 anos.
Você não deve usar o orlistat por mais de seis meses.
Se você não perdeu peso depois de tomar orlistat por três meses, não deve continuar a usá-lo.

Efeitos Colaterais

Os principais efeitos secundários são causados ​​pela gordura que é desmantelada com as fezes. Você pode obter fezes gordurosas e cheias de mau cheiro, urgência para chegar ao banheiro, manchas oleosas em sua roupa íntima e excesso de vento. Esses efeitos colaterais são menos prováveis ​​se você comer uma dieta com baixo teor de gordura. Eles tendem a se estabelecer com o tempo, possivelmente porque, se ocorrerem, eles lembram que você estar comendo uma dieta rica em gordura. Outros efeitos colaterais são raros.

Contra Indicações

O Orlistat é contra indicado para os seguintes grupos de pessoas:

  • Mulheres grávidas ou que amamentam.
  • Pessoas com menos de 18 anos.
  • Pessoas com síndrome de má absorção (o alimento não é absorvido adequadamente).
  • Pessoas com colestase.

Orlistat também pode interferir na absorção de vários medicamentos e vitaminas e afetar a maneira como eles funcionam. Por exemplo, o orlistat interfere com:

  • Alguns tratamentos para HIV e AIDS
  • Ciclosporina
  • Acarbose
  • Amiodarona

Se você tomar a pílula anticoncepcional e ter diarreia grave, você deve usar outros métodos de contracepção além da pílula, por exemplo, preservativos.

Informe o seu médico ou farmacêutico sobre outros medicamentos que você toma, antes de começar o orlistat. Tome um suplemento multivitamínico à hora de dormir.